O que é cloud computing?
O conceito de nuvem mescla-se com o de Internet, ou seja, computadores espalhados pelo mundo, unidos por uma malha de comunicação, capazes de oferecer informação a qualquer um que tenha acesso a eles. Na Web, não importa para o usuário o lugar onde a informação está fisicamente alojada — ela pode estar em qualquer computador ligado à rede.
Em outras palavras, a cloud computing é a entrega de diferentes serviços por meio da Internet. Esses recursos incluem ferramentas e aplicativos como:
armazenamento de dados;
servidores;
bancos de dados;
redes;
software.
Assim, a nuvem permite acessar aplicações diferentes, sem que elas estejam instaladas em nossos dispositivos (computadores, celulares, tablets). Ou seja, uma corporação adquire o serviço e o fornecedor cuida do desenvolvimento, da manutenção, do armazenamento de dados, backup dos sistemas e documentos salvos. Ao usuário cabe apenas acessar e utilizar os recursos.
A computação em nuvem é uma opção popular para pessoas e empresas por vários motivos, incluindo:
economia de custos;
aumento de produtividade;
velocidade e eficiência;
desempenho e segurança.
Por meio da nuvem, empresas e pessoas podem se conectar com facilidade, otimizando os seus processos. Assim, várias pessoas trabalham de forma colaborativa em uma mesma plataforma ou arquivo, e a segurança é garantida. Com isso, não existe o risco de comprometer todo o processo porque uma máquina quebrou ou teve um erro.